IBRAG comemora o Dia do Biólogo com mostra de trabalhos aberta ao público

A profissão de Biólogo completou, no dia 3 de setembro deste ano, 40 anos de sua regulamentação. O IBRAG comemorou a data em evento no Campus Maracanã que reuniu alunos, professores e técnicos que apresentaram algumas das atividades de pesquisa realizadas na unidade. Além da exposição de painéis, foram apresentados vídeos, materiais biológicos e modelos artificiais, cartilhas com fotos (como a de aves da Mata Atlântica) e informações dos projetos. O grupo de Bioacústica e Biologia de Cetáceos apresentou um mini game interativo com os diferentes sons que as baleias produzem. Vários materiais como fósseis, moluscos, esponjas, plantas herborizadas e também produzidas in vitro podiam ser manipulados. O Departamento de Ensino em Ciências e Biologia exibiu diferentes objetos feitos em impressora 3D. A Profa. Maria Alice dos Santos Alves, do Laboratório de Ecologia de Aves (Decol/IBRAG), uma das organizadoras do evento, esclareceu os objetivos da atividade à TV UERJ, assim como a Profa. Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG, que falou das áreas de atuação do Instituto e a importância de atividades de divulgação da ciência (https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=3StBN3iZFi8). Entre os participantes do público presente, muitas crianças, de escolas públicas e particulares, e funcionários de diversos setores da própria universidade.

Profa. Maria Alice Alves e equipe do Laboratório de Ecologia de Aves (Decol/IBRAG).

Equipe de Bioacústica e Biologia de Cetáceos.

Prof. Lúcio Machado (DECB/IBRAG) com sua equipe.

Exposição do Departamento de Ensino em Ciências e Biologia.

Prof. Sebastião Neto, curador do Herbarium Bradeanum, mostra o processo de herborização.

Laboratório de Malacologia (DZ/IBRAG).

Prof. Marcelo Manzi e equipe do Laboratório de Ecologia e Fisiologia do Fitoplâncton - LabAlgas (DBV/IBRAG) .

Laboratório de Anatomia Vegetal (DBV/IBRAG).

Laboratório de Ecologia de Mamíferos (Decol/IBRAG).

Estagiários do Laboratório de Anatomia Vegetal (LAV) explicam a pesquisa com anéis de crescimento em árvores da Mata Atlântica.

Projeto Coral-sol (Decol/IBRAG) .

Profa. Norma Albarello e equipe do Laboratório de Biotecnologia de Plantas - Labplan.

Equipe do Laboratório de Biotecnologia de Plantas - Labplan.

Biologia Marinha: equipes dos professores Eduardo Esteves (DZ/IBRAG) e Gisele Lôbo-Hajdu (Genética Marinha – DGen/IBRAG).

À esquerda, Profa. Maria Alice, em entrevista à TV UERJ. À direita, com o Prof. Jorge Carvalho, Diretor do IBRAG e a Profa. Norma Albarello, Vice-diretora.

Equipes e visitantes durante o evento.