A Direção do IBRAG 2008-2012, que encerra seu mandato em março e abril de 2012, respectivamente, deixa concluída para a comunidade do IBRAG a reforma curricular (versão 4) que atende na integralidade a legislação nacional que regimenta a profissão de Biólogo, bem como, atende as Diretrizes Nacionais do MEC para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. No último dia 01/12/2011 foram aprovados pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ (CSEPE), sem quaisquer emendas, as respectivas Deliberações que regem cada curso.

Além disto, a etapa de encaminhamento dos referidos cursos para reconhecimento junto a Secretaria Estadual de Educação e Conselho Estadual de Educação já se encontra em andamento.

Os alunos ingressantes no vestibular 2011-2012 já ingressam na nova grade curricular em dois cursos distintos, com ampliação na oferta de vagas em vestibular. Foram oferecidas 20 vagas/sem para o curso de Licenciatura e 40 vagas/sem para o curso de Bacharelado, que passa a ter três ênfases (Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde e Biotecnologia). Os alunos do curso de Bacharelado devem optar, no quarto período, por uma destas áreas.

Nos links abaixo estão disponíveis os novos fluxogramas aprovados pelo CSEPE, em vigor para os alunos ingressantes do IBRAG a partir de março de 2012.