Thaís Jorge de Vasconcellos, bolsista PIBIC/CNPq, foi a vencedora do “Prêmio Verde”, no 60º Congresso Nacional de Botânica (60CNBot). A distinção é conferida pela Sociedade Botânica do Brasil ao melhor trabalho científico realizado por estudantes de graduação e tem por objetivo estimular a formação de recursos humanos e a pesquisa científica na área da Botânica. O prêmio é concedido anualmente durante o Congresso Nacional de Botânica e esta foi a segunda vez que um estudante do Rio de Janeiro foi outorgado.
 
    O trabalho premiado “Dinâmica de crescimento de Centrolobium robustum (Vell.) Mart ex Benth. (Leguminosae-Papilionoideae) na Floresta Atlântica” vem sendo desenvolvido no Laboratório de Anatomia Vegetal, sob orientação da professora Cátia Henriques Callado, do Departamento de Biologia Vegetal - IBRAG. O trabalho está inserido na linha de pesquisa “Dinâmica de crescimento de árvores tropicais”, que visa compreender aspectos ecológicos e conservacionistas, sobretudo, aqueles relacionados à regeneração natural de florestas, ao ciclo do carbono e às mudanças globais.
 
   Para concorrer ao prêmio, a aluna e sua orientadora submeteram previamente o manuscrito completo, original e ainda não publicado a uma Comissão Julgadora, composta de cinco membros da Sociedade Botânica do Brasil. Durante o 60CNBot, a aluna apresentou os resultados sob a forma de painel e em comunicação oral para a Comissão Julgadora e para os demais participantes do Evento. Os candidatos concorrentes foram argüidos e os trabalhos avaliados pela Banca do Concurso de acordo com sua originalidade, relevância para a área específica e contribuição à Botânica em geral.
 
   O 60CNBot ocorreu no período de 28 de junho a 03 de julho de 2009, reuniu cerca de 3.000 botânicos e contou com especialistas brasileiros e de diversos países do mundo. A vencedora recebeu prêmio em dinheiro e livros relacionados à sua área de estudo.