Um banco de germoplasma é a base física onde são armazenadas coleções do material genético de uma ou mais espécies. Dentre os bancos de germoplasma mais consultados no meio acadêmico, destacam-se os herbários, coleções de plantas secas que servem de referência para a identificação de material botânico, documentação de bancos genéticos e conhecimento sobre as espécies que ocorreram em um determinado local.

A UERJ abriga no Campus Maracanã, duas coleções dessa natureza: o Herbário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HRJ), sob curadoria do Departamento de Biologia Vegetal/IBRAG, que foi criado em 1983 e reconhecido como coleção fiel depositária de amostras do patrimônio genético. O HRJ é indexado pela entidade internacional Index Herbariorum, inserindo a UERJ na rede mundial de herbários pela IAPT (International Association for Plant Taxonomy). Abriga mais de 10.000 espécimes, possuindo material proveniente do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros, com destaque para a Floresta Amazônica e para a flora terrestre e marinha da Baía de Ilha grande, além de material estrangeiro (Colômbia, Itália, França, África do Sul). Com estreita relação com o Departamento de Biologia Vegetal, encontra-se também localizado no Campus Maracanã o Herbarium Bradeanum (HB), uma instituição privada sem fins flucrativos, com grande inserção no cenário internacional da pesquisa taxonômica, que completou 50 anos de existência em junho deste ano. Esse importante acervo da flora fluminense foi acolhido pela UERJ há cerca de 20 anos, por meio de convênio de colaboração mútua. O HB é uma entidade de utilidade pública, devido à relevância de suas pesquisas voltadas para flora do estado do Rio de Janeiro. Também está indexado e registrado internacionalmente no Index Herbariorfum, representando o terceiro acervo de referência para o estado do Rio de Janeiro. Além disso, o HB dispõe de um acervo bibliográfico com inúmeras obras raras, publicações atuais e um periódico de divulgação nacional e internacional, a Bradea.

As primeiras atividades do Herbarium Bradeanum em parceria com a UERJ foram resultado do projeto integrado proposto em 1999 com o Setor de Botânica, atual Departamento de Biologia Vegetal, intitulado "Estudos da Vegetação de Ambiente Terrestre e Costeiro na Ilha Grande - RJ", coordenado pelos Professores Jorge Fontella (HB) e Norma Albarello (IBRAG), com linhas de ação em diferentes áreas da botânica. Foram realizadas várias coletas com a participação de professores, funcionários e alunos da UERJ, a partir das quais foi possível elaborar a lista de espécies ocorrentes na Ilha Grande e divulgar o resultado destas expedições em eventos científicos. Muitos dos resultados desses trabalhos têm atendido às demandas da comunidade da Ilha Grande; dos alunos de graduação e pós-graduação da UERJ que realizam consultas sobre polinização, floração e frutificação de espécies da Ilha e estudos sobre dinâmica de sucessão e ecossistemas.

Além de importante acervo para consulta, os herbários atendem inúmeros trabalhos acadêmicos e subsidiam o desenvolvimento de monografias, teses e dissertações em diferentes áreas de conhecimento já existentes na Universidade, sendo as mais freqüentes a Biologia Vegetal, Ecologia, Bioquímica e Farmácia.

Atualmente, dois pesquisadores do IBRAG integram a Diretoria do HB: o Dr. Roberto Lourenço Esteves, Professor de Taxonomia Vegetal e o Dr. Joel Campos de Paula, Biólogo do Departamento de Biologia Vegetal e curador dos dois herbários. O projeto "Conservação, recuperação e implantação de coleções botânicas na UERJ", coordenado pela Professora Norma Albarello, foi contemplado este ano com recursos da FAPERJ na modalidade APQ4 (Apoio à Infra-estrutura de Acervos), no qual foram obtidos recursos para estas coleções.