Profa. Patrícia do Socorro de Campos da Silva, ex-aluna do IBRAG, com a Profa. Sonia Barbosa dos Santos, do Departamento de Zoologia (DZ/IBRAG).A Profa. Sonia Barbosa dos Santos, do Departamento de Zoologia (DZ/IBRAG), junto com uma ex-aluna do IBRAG, a Profa. Patrícia do Socorro de Campos da Silva, fundaram um Clube de Ciências na Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia, onde Patrícia leciona. O objetivo principal da atividade é apresentar os diversos aspectos da ciência e levar pesquisadores para ministrarem palestras em suas áreas de especialidade e debater os temas com os alunos, mostrando que ser cientista é uma carreira possível, desmitificando os estereótipos em geral ligados à carreira científica. Os estudantes clubistas, além de desenvolverem pequenos projetos e experimentos, visitam laboratórios em diversas instituições. O projeto foi financiado pela FAPERJ através dos Editais de Apoio à Escola Pública, que concedeu recursos para a reforma do laboratório, compra de equipamentos e bolsas para os docentes (Treinamento e Capacitação Técnica), clubistas (Iniciação Científica Júnior) e alunos da UERJ (Iniciação Científica). A UERJ, através do Cetreina/SR1, colabora por meio do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência.

Informações adicionais podem ser encontradas no artigo Ciência na Pavuna, publicado pela Ciência Hoje das Crianças, acessível através do link http://chc.org.br/artigo/ciência-na-pavuna
Alguns dos resultados do trabalho efetuado estão disponíveis nos seguintes artigos:
Silva, PSC; Santos, SB & Rôças, G. 2019. Clube de Ciências: viabilizando a democratização científica. Atos de Pesquisa em Educação, 14 (1): 219-241. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p219-241
Silva, PSC; Santos, SB & Rôças, G. 2019. O Clube de Ciências e o rendimento escolar: podemos aproximar? Revista Dynamis, 25 (2): 115-136. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p115-136
Silva, PSC; Santos, SB & Rôças, G. 2016. A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9 (3): 1-23. Acesso https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3669/pdf