Diretor do Instituto de Medicina Social, Diretor do IBRAG, Ditretor do Instituto de Artes e a Diretora da Nutrição

Prof. Israel Felzenszwalb tomou posse como Diretor do Ibrag na manhã do último dia 04 de março junto aos demais Diretores de Unidades no Teatro Odylo Costa filho em Cerimônia de Posse pelo Magnífico Reitor Prof. Ricardo Vieiralves.

À tarde, no Anfiteatro Jayme Landman, os Profs. Jorge José de Carvalho e Penha Cristina Barradas transmiram ao Prof. Israel a Direção do Ibrag em Cerimônia festiva. Na ocasião o Prof. Israel transmitiu aos presentes a seguinte mensagem:

“Por que considerar assumir a Direção do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag) ?
Me fiz essa pergunta várias vezes antes de tomar coragem e buscar junto a Profa. Leila (e passar pelo crivo familiar) a parceria necessária para a disputa nas urnas pelos votos dos docentes, alunos e técnico-administrativos da Unidade.

Ingressei no Instituto, em 1971 e nesses já se vão 37 anos tive a oportunidade de vivenciar o seu crescimento participando da rotina universitária em diferentes cenários, acumulando experiências profissionais e com elas ter apreendido conhecimentos e maturidade que poderiam responder ao porque querer assumir a Direção do Ibrag. Na mesa, a ex-Diretora do Centro Biomédico Profa. Terezinha, Prof. Volpato atual Diretor do Centro Biomédico, Profa. Penha Vice-dirtora Ibrag (2002004-2007).
Essas experiências eram suficientes para que considerasse uma tarefa com a responsabilidade de uma Direção de Instituto como o Ibrag? Com seu corpo docente quase 100% formado por doutores entre eles pesquisadores CNPq, Procientitas, Cientistas do Nosso Estado e Jovens Cientistas do Nosso Estado distribuídos em uma boa graduação e em excelentes Programas de Pós-graduação stricto sensu.

O meu compromisso com o Ibrag e com a Uerj sempre foi forte. A cada demonstração de dedicação profissional sempre fui respondido com reconhecimento e estímulo facilitando sempre a minha melhor formação e capacitação. Nessa boa relação de empregado/empregador não apenas minha vida profissional foi favorecida. Foi assim que junto com Miriam conseguimos dar a nossos filhos uma educação privilegiada e ao mesmo tempo nos qualificamos profissionalmente.

Mas ainda faltava algo mais para considerar não apenas a Direção, mas a disputa dessa Direção com colegas, algo que nunca havia ocorrido no Instituto.
Foi quando me dei conta que o algo a mais que eu procurava já havia ocorrido nas manifestações recebidas, nas visitas, telefonemas e emails de colegas como:

“ soube ontem que você sofreu um enfarte. Que susto!! Felizmente você continua conosco. Conte conosco nesse momento de recuperação e saiba da alegria que sinto em tê-lo no nosso convívio”
“ o nosso amigo Israel teve um colapso cardíaco. Desejamos a ele pleno restabelecimento e breve retorno a luta, pois, como sabemos, precisamos de toda a tropa formada por pessoas inteligentes, sensatas, preparadas e otimistas para que a vida seja melhor, não só na Uerj “
“ o Israel não fuma, não bebe, não é tricolor, anda rotineiramente na praia e não é obeso. Também não possui antecedentes familiares com casos parecidos. Assim, resta dentre os fatores de risco, o estresse. Sendo um professor da Uerj, daqueles que trabalham seriamente e de forma extremamente competente, não é de se imaginar que realmente o estresse possa ter sido o responsável? ”
“ tenho a certeza de que você, que sempre foi um homem forte e bastante determinado, superará mais esse desafio que agora esta enfrentando, seu coração além de generoso é bastante forte. Volte em breve pois vc faz muita falta para nós e principalmente para Universidade”
“ queria te dar dois avisos: vc não vai escapar tão facilmente da Uerj, quem trabalha não pode ficar doente senão isso aqui para”

Foram realmente manifestações como essas, que me motivaram querer assumir a direção do Ibrag..

No Jayme Landman ocorreu a transmissão.

Como pactuado em minha vida com Miriam buscamos ser para nossos filhos exemplos de otimismo, de respeito, de luta, de reconhecimento, de profissionalismo entre outros. Estou muito feliz de estar hoje aqui assumindo a Direção e quero pactuar com vocês nesses mesmos termos.

O Ibrag de hoje é fruto de um trabalho coletivo que teve na atuação de todas as Direções anteriores e seus integrantes a demonstração de suas competências. Esperamos conseguir nessa Direção manter a tradição do Ibrag de enfrentar as dificuldades e festejar conquistas.

Buscaremos em nossa gestão o trabalhar em parcerias e a incentivar a quem merece. Serão nossos objetivos divulgar nosso trabalho para a sociedade, mantendo-nos atentos a questões polêmicas como no momento: “animais de laboratórios” e “células tronco”, estar presente em número e em qualidade em todos os editais que se apresentarem, aproximar a graduação da pós-graduação, estimular a formação de bacharéis

sem negligenciar com a licenciatura, estimular o crescimento de laboratórios produtivos e apoiar jovens pesquisadores.

O Ibrag é uma Unidade tradicionalmente pioneira na Uerj, poderá ser exemplo interno ao por em prática sistemas capazes de distinguir e premiar,

Israel, Leila e os ex- Profs. Jorge Jose de Carvalho e Penha Cristina Barradas Daltro-Santos.

com base em critérios objetivos. Nos lugares onde uma política de reconhecimento ao mérito foi implantada o avanço ocorreu.

Nossa infraestrutura predial e de segurança está aquém das nossas necessidades e merecimento, batalharemos por elas.

Esperamos nos próximos anos retribuir o crédito confiado.

Obrigado.”

A posse da Profa. Leila Maria Lopes Bezerra Vice-diretora do Ibrag será no dia 03 de abril. O Magnífico Reitor Prof. Ricardo Vieiralves convida para as 9:30 h para Cerimônia no Teatro Odylo Costa, filho.